MetaTrader 5 no Mac OS

MetaTrader4_on_Mac_OS

Introdução

Os produtos da Apple se tornaram muito populares. A MetaQuotes Software Corp atentamente seguindo a tendencia da indústria de TI e já lançou as aplicações especiais móveis para dispositivos baseados em iOS – MetaTrader 4 para iPhone e MetaTrader 5 para iPhone.

Há muitos tópicos no fórum MQL5.community forum, onde as pessoas estão buscando uma solução para a execução de MetaTrader 5 sob o sistema operacional Mac OS. Neste artigo, você vai descobrir como trabalhar com o MetaTrader 5 através do popular sistema operacional da Apple.

Wine

O Wine é um software gratuito que permite aos usuários dos sistemas baseados em Unix a executarem um aplicativo desenvolvido para os sistemas Microsoft Windows. Entre todas as versões de Wine existe uma para Mac OS.

Note que o Wine não é um aplicativo totalmente estável. Assim, algumas funções nas aplicações que foram iniciadas por meio dele podem funcionar de maneira inapropriada ou simplesmente não funcionar.

Para a instalação no Mac OS, recomendamos usar o aplicativo gratuito PlayOnMac. PlayOnMac é um software baseado no Wine para a fácil instalação de aplicativos do Windows no Mac OS.

 

PlayOnMac Installation

Para instalar o PlayOnMac, acesse o site oficial do produto, vá para a seção Downloads e clique no link para baixar a versão mais recente.

 

Downloading PlayOnMac

After downloading the DMG package, launch it from Downloads section of your system:

Launching PlayOnMac installation

Aparecerá a primeira janela do PlayOnMac. Após clicar em “Next”, o instalador irá iniciar a verificação e instalação dos vários componentes necessários para o trabalho.

PlayOnMac first launch

O primeiro componente necessário é o XQuartz. Este é um software para usar o X Window System no Mac OS. X Window System fornece ferramentas e protocolos padrão para criar a interface gráfica do usuário no Unix-like OS.

Installing XQuartz

Se você já tiver instalado XQuartz ou quiser instalá-lo mais tarde, selecione “Don’t install XQuartz for the moment” ou”I’ve downloaded file by myself”, respectivamente.

XQuartz instalação é realizada em várias etapas. Primeiro de tudo, você deve ler as informações importantes (Read Me) e aceitar as condições da licença.

Installing XQuartz

Antes da instalação, o sistema de segurança do Mac OS vai pedir para você digitar a senha da sua conta:

Installing XQuartz

Aguarde a conclusão da instalação. Para que as alterações tenham efeito, você deve reiniciar o PC.

Completing XQuartz installation

Depois de reiniciar o sistema, inicie o PlayOnMac novamente a partir do arquivo de configuração na pasta Downloads. A janela de instalação aparecerá novamente. Desta vez, o instalador irá oferecer a instalação do MS Windows fonts necessárias para o funcionamento correto.

Installing fonts

Aceite as condições do contrato de licença e espere que a instalação finalize. Depois disso, o PlayOnMac está pronto para uso. Sua janela principal será exibida:

PlayOnMac main window

 

Atualizando Wine

Wine v 1.4 é instalado junto com PlayOnMac. Wine 1.4.1 é a última versão mais estável no momento. A versão beta Wine 1.5.21  contendo muitas melhorias também está disponível para download. No entanto, ele pode ser menos estável. É recomendado instalar a última versão do Wine.

Para atualizar o Wine para a última versão, abra o PlayOnMac menu superior e selecione Manage Wine Versions:

Managing Wine versions

A janela com versões do Wine disponíveis para instalação será aberta. Selecione a última versão (1.5.21 no momento).

Wine versions available for installation

Mova a última versão do Wine para o lado direito da janela. A instalação vai começar.

Updating Wine to the latest version

 

Depois de concluída a instalação, a nova versão do Wine aparecerá na parte esquerda da janela do PlayOnMac Wine versions manager. Você pode então fechar a janela e instalar o terminal de negociação MetaTrader 5.

Instalação do MetaTrader 5

Para instalar o MetaTrader 5, baixe o pacote de distribuição no site oficial no Brasil www.emc2trading.com.br . Mova para a seção de Donwload e clique em “Free Download”.

Downloading MetaTrader 5 distribution package

Após a conclusão do download, execute o arquivo de instalação. O PlayOnMac será usado automaticamente para o abrir.

Installing MetaTrader 5

O processo de instalação padrão do terminal com todas as suas etapas irá começar:

Installing MetaTrader 5

Quando a instalação estiver concluída, o PlayOnMac irá oferecer-lhe para criar os atalhos para os componentes do terminal MetaTrader 5 - o Terminal propriamente dito, MetaEditor e MetaTrader 5 Strategy Tester Agent:

Creating shortcuts

Depois de criar os atalhos necessários, você pode começar a usar o MetaTrader 5. Dê um duplo clique sobre ele na janela PlayOnMac para iniciar o terminal.

Installed MetaTrader 5 terminal

Abaixo você pode ver o  terminal MetaTrader 5 no Mac OS:

MetaTrader 5 on Mac OS

 

Problemas conhecidos

Como já foi mencionado acima, o Wine não é um software completamente estável. Assim, algumas funções do terminal MetaTrader 5 pode funcionar de forma inadequada. Atualmente, os seguintes problemas foram descobertos:

Exceto pelo o problema acima, você pode desfrutar de todos os recursos do MetaTrader 5 no Mac OS.

 

Diretório de dados do MetaTrader 5

O PlayOnMac cria uma unidade virtual lógica separada com o ambiente necessário para cada programa instalado. O caminho padrão da pasta do terminal instalado de dados é a seguinte:

Library\PlayOnMac\WinePrefix\MetaTrader_5_\Drive C\Program Files\MetaTrader 5

 

Conclusão

Neste artigo descrevemos uma maneira rápida e fácil de executar MetaTrader 5 no Mac OS. Apesar da ausência de uma versão especial do terminal para o sistema operacional, você ainda pode trabalhar eficientemente com a plataforma de negociação. Esperamos que este artigo, ou, para ser mais preciso – os comentários a ele, vai se tornar um bom lugar para acumular informações úteis sobre o funcionamento de Meta Trader 5 sob este sistema operacional.

2 Responses to MetaTrader 5 no Mac OS

  1. Vinicius Chiele says:

    Fiz todos os passos e funcionou perfeitamente!
    Só estou achando estranho os gráficos mostrarem apenas os dados de 4 meses, isso seria uma limitação da conta demo?

    • admin says:

      Não é limitação. Estamos trabalhando para oferecer uma base histórica mais completa bem em breve.
      Te manteremos informado.
      Muito obrigado pela mensagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>